Antes Que o Dia Termine.


domingo, 18 de março de 2012

Eu tenho um problema. E você?

"Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou...." Taí uma verdade, digamos, verdadeira! Todos os dias, quando acordo pergunto a mim mesma como será o meu dia. Se terei forças para enfrentar as dificuldades, os problemas velhos e novos, as desilusões, a rotina de um cotidiano cansativo, repleto de altos e baixos.

Às vezes, parece que vivemos mais desventuras do que aventuras. Quando somos crianças, queremos crescer logo para poder curtir a vida, ser independente, viajar, sair com os amigos, festar muito. Depois, casar com alguém parecido com um príncipe encantado, manter uma casa perfeitamente arrumada, passar as tardes de sábado fazendo tortas e compotas saborosas, filhos educados e bonzinhos que vão dormir na hora em que mandamos (ah, não esqueça o sucesso no trabalho!). Ai, que maravilha! Ai, que ilusão.

A vida real não é exatamente assim. A verdade é que não sabemos o vai acontecer. Os planos nem sempre dão certo. Por isso, ficamos tão felizes quando algo está indo bem. Felizes e amedrontados. Temos medo de que algo aconteça e tenhamos que enfrentar dor, sofrimento, gastar aquela poupança amealhada com tanto sacrifício. Vender alguma coisa que passamos anos e anos para comprar.

E quando temos dinheiro de sobra, escondemos debaixo da maquiagem bem feita e das roupas de grife, a solidão, a hipocrisia, as dependências, os vícios e a tragédia da impunidade. Vida vazia, filhos sem limites, tudo tem um valor monetário, até o amor verdadeiro, parafraseando Nelson Rodrigues.

Somos todos carentes e, na maior parte do tempo, infelizes. E, sabe de uma coisa? É bom que seja assim mesmo. Todos os dias, não importa o que vamos enfrentar, é uma oportunidade de olharmos para dentro de nós mesmos e seguir em frente. Eu tenho alguns problemas para resolver... e daí? O sol continuará brilhando e a vida será sempre, como ela é.

Nenhum comentário: