Antes Que o Dia Termine.


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

É Tudo de Bom. Mas, é Ruim!

Recentemente, li uma matéria sobre os quatro piores alimentos industrializados: empanados tipo nuggets, macarrão instantâneo, tabletes de caldo de carne ou galinha e lasanha congelada. Esses "alimentos" são ricos em gordura, inclusive trans, calorias, sódio e glutamato monossódico
São preparados para conquistar os pequenos. O problema é que são com o que existe de pior, em termos de qualidade alimentícia. Nos empanados de frango, por exemplo, são aproveitados os restos do frango que, em casa, jogaríamos fora (carcaça, cabeça, pele, pés etc.). Ora, é uma questão de lógica: se você não usa em casa, na sua cozinha, como explicar que se gaste dinheiro comprando algo que não é bom? Mas, não é gostoso? É. Por que? Sabiamente, na mistura do frango - chamada de"lama rosa", por alguns - são introduzidos produtos aromatizantes e conservantes, ou, no vernáculo básico: produtos químicos, inclusive ou a tal ds amônia, que não é boa coisa, não!
O resultando dessa mistura é sabor: a gente nunca come um só. Dá vontade de comer vários!
E o tempero do macarrão instantâneo? Contém o equivalente ao consumo diário de sal.  Ou seja, cuidado com a pressão alta, hoje um problema que atinge inclusive crianças. Minha filha mais velha teve picos de pressão arterial aos 6 anos de idade! Não por causa do famoso macarrão, mas dos salgadinhos. Outra desgraça da indústria alimentícia, que não alimenta nada. Só a indústria farmacêutica, que vai muito bem, obrigada!
Não sou natureba, mas me preocupo, cada vez mais, com o que estamos consumindo. Não condeno ou recrimino quem gosta de consumir produtos industrializados, especialmente aqueles feitos com material destinado ao lixo, temperados com substâncias químicas com potencial de causar câncer, diabetes, hipertensão etc. Porém, não gosto de ser enganada! O consumidor deve estar ciente do que está consumindo. Assim como o cigarro, devemos saber o que vem junto com o produto, de brinde. A opção deve ser do consumidor, sempre.
Confesso que comer empanadinhos crocantes tipo nuggets é uma delícia.
É tudo de bom. Mas, é ruim!

Nenhum comentário: